19ª Produção
SINOPSE
ZARABADIM começou por ser uma série de televisão escrita e gravada em 1984, agora no teatro, com texto de José Fanha e música de Carlos Alberto Moniz (autores da série original) pretende celebrar essa série televisiva, trabalhando o seu entrecho de uma forma nova e atualizada, teatral e não televisiva, mas igualmente divertida, num cruzamento de magia e brincadeira.
Os próprios espectadores entram pelo chapéu para a plateia que os leva a assistir à ação que transforma o palco no que será o “fundo do chapéu”, o mundo da fantasia, das palavras, das letras. O Livro-que-sabe-tudo procura contar a história original mas é permanentemente interrompido por um sem número de acontecimentos, protestos, confusões, jogos e brincadeiras onde os outros personagens cruzam memórias do programa de televisão com novas formas de articular e dar vida aos elementos estruturantes da aprendizagem básica de uma criança; para isso José Fanha e Carlos Alberto Moniz criaram um novo texto e novos arranjos musicais.
O AUTOR
José Fanha nasceu em Lisboa e licenciou-se em arquitetura. Poeta e declamador, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados badaleiros, em que participavam José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, Fausto, entre outros. É autor de histórias e poesia para a infância, dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Tem dirigido Oficinas de Poesia e de Escrita além de desenvolver trabalho intenso de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura em Bibliotecas e escolas um pouco por todo o país.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Autoria: José Fanha
Música Original: Carlos Alberto Moniz
Encenação, Cenografia e Figurinos: Paulo Oom
Operação de Som e Luz: João Neves
Design Gráfico: Gonçalo Ferreira
Fotografias: Margarida Nunes
Adereços: Natércia Costa
Colaboradores: Sara Santos, Florival Felipe e Carlos Silva
Guarda-Roupa: Manuel Moreira e Rosário Balby
Colaboradores: Vera Silveira e José Teixeira
Cenário: António Plácido, José França, José Manecas e Rui Trindade
Promoção: Miguel Manaças
Co-produção: Tenda Produções e Teatro da Malaposta
Com André Albuquerque, Catarina Mago, Hélder Gamboa, Luís Moreira e Sofia Ramos
Este espetéculo estreou em 2013 no Teatro da Malaposta, Lisboa. Foi resposto em 2014 no mesmo espaço.
Produção Tenda Produções
M/4