15ª Produção

SINOPSE

Quanta honestidade é suportável num relacionamento? A vida é movida por acasos ou é determinável? Será a monogamia uma desconfortável coincidência?… O cérebro humano é um território delicado onde se vive muito além do que é visível a olho nu. Na arte, na fortuna, no ódio, no amor e na paixão, o Homem é um enigmática mistura de fragilidade, inteligência, sinceridade e simulação. É este o edifício da peça, escrita por Patrick Marber, escolhida para subir ao palco do Teatro da Comuna: Closer – uma paisagem urbana habitada por quatro corpos solitários em permanentes e inevitáveis encontros e desencontros, diretos e íntimos. Uma história sobre as diferenças subtis de quatro personagens – Alice, Anna, Dan e Larry – que, fugindo dos tradicionais estereótipos e indiferentes aos julgamentos morais, nos transportam para o lado mais negro do universo das relações humanas. Closer é uma chamada imperdível ao que de mais desconcertante resiste nos binómios amor-sexo, verdade-mentira. Entre os silêncios pesados e o som estridente dos confrontos, num jogo de emoções e afectos, por vezes viscerais é um espectáculo onde “O pano nunca rompe. A ferida está aberta. A ferida está cheia de gente.”.


O AUTOR

Patrick Marber é dramaturgo inglês, nascido em Londres, em 1964. O seu trabalho tem por rumo a descoberta de territórios obscuros, seus limites e fronteiras. Em 1992, a crítica considerou-o um dos melhores escritores de Stand-up Comedy. “Closer”, a segunda peça de Patrick Marber, estreou no Royal National Theater, em Maio de 1997. É uma história, onde o autor, com a segurança e perspicácia que lhe são peculiares, detalhando todos os pormenores, construiu, linha a linha, um edificio gigantesco sobre o que de mais puro e perverso pode existir no Ser Humano. Fortemente influenciado por outras obras teatrais e cinematográficas como “1953”, “Miss Julie”, “Sexual Perversity in Chicago”, “Sex, Lies and Video Tape”, Patrick Marber apresenta-nos uma peça que explora, com grande humor, o poder subjancente às relações humanas entre Homem e Mulher.


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Texto: John Doe

Texto: Patrick Marber

Versão e Tradução: João Lourenço e Vera San Payo Lemos

Concepção e Direcção: Fraga

Assistente de Encenação: Ana Vieira da Silva

Música: Adriano Filipe

Guarda-Roupa: Ana Sofia Sabino

Desenho de Luz: Nuno Samora

Multimédia: Óscar Lopes

Fotografia: Paulo Moreira

Design Gráfico: Gonçalo Ferreira

Produção Executiva: Manuela Jorge

Com Ângela Pinto, Gonçalo Ferreira, Hélder Gamboa e Margarida Cardeal

Este espetéculo estreou a 8 de Abril de 2011 no Teatro da Comuna, Sala Novas Tendências, Lisboa. Nesse ano esteve, ainda, em cena em Aveiro no Estaleiro Teatral.

Produção Tenda Produções

M/16