21ª Produção
SINOPSE
É Natal, a mansão e a quinta estão cobertos de neve, o Pai de família é encontrado morto, assassinado no seu próprio quarto. Percebemos rapidamente que o assassino não pode ter entrado nem saido… terá portanto de ser uma das 8 mulheres presentes. Sim, este homem estava rodeado de mulheres: a sua esposa, coquette e mentirosa; a cunhada, solteirona amarga; a sogra, avarenta e alcólica ; a filha mais velha, pouco recomendável; a filha mais nova, mal-educada e fascinada por histórias de terror; a jovem criada, perversa; a governanta jovial e finalmente a sua irmã, antiga dançarina retirada para a província depois de uma vida tumultuosa. Fechadas na mansão estas 8 mulheres têm de fazer de detectives de si próprias… e as verdades vêm ao de cima…Pontuado com momentos musicais, esta é uma comédia hilariante e “aterradora”, pois o assassino continua à solta!
O AUTOR
Célebre pelas diversas valências no mundo teatral. Robert Thomas, começou como ator, tendo um imenso pecurso no meio teatral, fruto da enorme paixão que o movia. Foi encenador, realizador, ator, adaptador e dramaturgo. Terminou a sua vida, como diretor do Theatre Édouard VII em Paris . Da sua enorme carreira como dramaturgo destaca-se o texto “Oito Mulheres”, escrito em 1958, revisto pelo próprio autor em 1961, tendo obtido nesse ano, o Prix Quai des Orfévres. O enorme potencial deste texto , levou ainda a uma adptação de grande sucesso ao cinema em 2002, pela mão de François Ozon. A maioria das suas peças policiais, onde ele junta magistralmente a intriga policial com o teatro de boulevard.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Texto: Robert Thomas
Tradução: Ângela Pinto
Encenação: Hélder Gamboa
Cenografia: Eurico Lopes
Desenho de Luz: Paulo Sabino
Produção Musical: Fernando Martins
Designer Gráfico e Assistente de Encenação: Gonçalo Ferreira
Coreografia: Paulo Jesus
Styling: Sandra Rodrigues
Maquilhagem e Cabelos: Carla Pinho
Fotografia: Ricardo Figueiredo (ZOF.COM.PT)
Vídeo: ZOF.COM.PT
Contrarregra: Emanuel Vicente
Execução de Cenografia: Ana Costa, Augusto Molhinhos, Joaquim Marques, José Manecas, Natércia Costa, Pedro Marcelo, Rui Trindade e Vítor Fernandes
Costureira: Isabel Telinhos
Produção Executiva: Miguel Manaças
Produção: Paula Afonso
Estagiários: Cláudio Loureiro, Luís Lucena e Sandrine Clémente
Com Ângela Pinto, Carmen Santos, Catarina Mago, Custódia Gallego, Inês Castel-Branco, Joana Brandão, Paula Guedes e Victória Guerra.
Coprodução Teatro da Trindade e Tenda Produções
Este espetáculo esteve, ainda em cena, em Albergaria a Velha onde a atriz Custódia Gallego foi substituída pelo ator Hélder Gamboa.
M/12